terça-feira, 17 de novembro de 2015

FORMAÇÂO VALIDADA pela SRERH - I Colóquio Internacional INSULA. Discursos Periféricos da(s) Modernidade(s) - UMa - 19, 20 e 21 de Nov. 2015
 

 
I COLÓQUIO INTERNACIONAL INSULA. DISCURSOS PERIFÉRICOS DA(S) MODERNIDADES
I INTERNATIONAL COLLOQUIUM. PERIPHERAL DISCOURSES OF MODERNITY(IES)

Funchal, 19, 20 e 21 de Novembro de 2015


Acção validada pela SRERH



 Com o propósito de assinalar a efeméride do centenário da publicação da revista Orpheu, e, simultaneamente, contribuir para a discussão sobre o papel dos discursos, fenómenos e agentes culturais considerados periféricos na construção daquela e de outras modernidades que ao longo dos séculos XX e XXI se afirmaram no panorama internacional, nacional e regional, o CIERL - Centro de Investigação em Estudos Regionais e Locais da Universidade da Madeira, associado à Porta 33, à Delegação da Madeira da Ordem dos Arquitectos e ao Clube Universitário de Cinema do Conselho de Cultura da UMa, vem convidá-la(o) a participar no I Colóquio Internacional Insula. Discursos Periféricos da(s) Modernidade(s), que terá lugar nos próximos dias 19, 20 e 21 de Novembro, no Edifício da Reitoria da UMa e na sede da Delegação da Madeira da Ordem dos Arquitectos.

 Notamos que os interessados em participar neste encontro, deverão proceder à devida inscrição no formuláriodisponível no website do UMa-CIERL: http://www4.uma.pt/cierl/?page_id=56
Formulário
* Campos de preenchimento obrigatório Nota: Todos os participantes com comunicação/ poster devem enviar o resumo da sua proposta para insula@mail.uma.pt.


 A inscrição no colóquio implica o pagamento de uma taxa de 15 euros, conforme se indica aqui:http://www4.uma.pt/cierl/?p=1669
 A frequência das sessões de carácter científico do colóquio foram validadas pela SRERH, num total de 25 horas. A Comissão Organizadora emitirá o respectivo certificado de participação, depois de efectuada a avaliação dos participantes.

 O programa provisório do colóquio, assim como o livro de resumos já se encontram disponíveis no nosso website:  http://www4.uma.pt/cierl/?page_id=437.
 
 Destacamos, no programa, as sessões plenárias que contarão com as seguintes conferências:
   
   - dia 19 de Nov., pelas 10:00 - Prof.ª Doutora Teresa Rita Lopes, "ORPHEU - projecto e equívocos";
   - dia 20 de Nov., pelas 10:00 - Prof. Doutor António Ventura, "A Maçonaria na Madeira. 1869 a 1935";
   - dia 21 de Nov., pelas 14:00 - Prof. Ilan Kelman, "Why islands and disasters? Peripheries and centres for vulnerability and resiliense"   


 Como poderá ser confirmado pela consulta do programa, o I Colóquio Internacional INSULA. Discursos Periféricos da(s) Modernidade(s) integra atividades de carácter científico, mas também outras com perfilcultural e de convívio social:

 
1. a exposição de pintura da artista plástica Filipa Venâncio, intitulada Estilo Maison, a qual estará patente na sede da Delegação da Madeira da Ordem dos Arquitectos. Esta exposição foi inaugurada a 5 de Novembro de 2015 e estará patente ao público até 30 de Novembro. No dia 19 de Novembro, o programa do colóquio incluirá uma visita à exposição, na companhia de Filipa Venâncio.
   
2apresentações de livros, os quais estarão à venda na loja da AAUMa, a Gaudeamus:
       * O Livro do Desassossego, editado por Teresa Rita Lopes;
      * Cabral do Nascimento. Escrever o mundo por detrás de um monóculo e a partir de um farol, n.º 1 da colecção Tratuário, editada pelo UMa-CIERL em parceria com a Imprensa Académica da AAUMa;

3. a sessão de cinema e debate sobre o filme Periféricos de Hugo Olim, com a presença do realizador e de outros convidados, nomeadamente os coordenadores do Clube Universitário de Cinema da UMa;
 
4. o jantar de convívio do colóquio, que terá lugar no restaurante do Four Views Baía Hotelhttp://www4.uma.pt/cierl/?p=1661. Este jantar é aberto a todos os participantes inscritos no colóquio, devendo estes fazer a sua pré-reserva até ao dia 18 de novembro, mediante envio de e-mail para a caixa de correspondência electrónica do colóquio: insula@mail.uma.pt
 
5. a exposição 100 anos Plano Ventura Terra, um projecto urbanístico datado de 1915, e que tinha como objectivo, justamente, a modernização do Funchal. O I Colóquio Internacional INSULA. Discursos Periférico(s) das Modernidade(s) associa-se, desta forma, à celebração do centenário do Plano Ventura Terra que, ao longo do mês de Outubro, foi promovida na ilha pela Delegação da Madeira da Ordem dos Arquitectos, em parceria com a Câmara Municipal do Funchal. Os trabalhos expostos nesta exposição (que estará patente ao público entre os dias 10 e 24 de novembro, no edifício da Reitoria da UMa) correspondem àqueles que foram exibidos, até ao final de Outubro, na sede daquela delegação da Ordem dos Arquitectos, podendo agora ser (re)vistos por todos aqueles que se interessem pelo assunto. O catálogo da exposição estará também à venda na loja da AAUMa, a Gaudeamus.
 
6. concerto de música e poesia pelos Vértice. Em Legítima Defesa da Poesia Insular, que terá lugar no dia 21 de Novembro, pelas 15: 00 , na Reitoria da UMa (  http://www4.uma.pt/cierl/?p=1663)

7. um Madeira d'Honra oferecido pela Câmara Municipal do Funchal aos participantes no colóquio e que terá lugar no dia 20 de novembro, pelas 17h, nos Paços do Concelho.

 Para seu/vosso conhecimento, enviamos, em anexo, vários documentos informativos sobre as actividades previstas neste encontro, solicitando a sua divulgação junto de potenciais interessados:
  - Convite para participação no colóquio;
  - Cartaz de divulgação do encontro;
  - Cartazes de divulgação das exposições Estilo Maison e 100 anos. Plano Ventura Terra, ambas já em exibição;
  - Cartaz de divulgação da sessão XVI do programa, organizada pela PORTA 33 e intitulada "Comércio do Funchal.Um Jornal Necessário (1967-1975) e que contará com a presença de, entre outros, o Doutor José Pacheco Pereira, o crítico António Guerreiro e ainda vários autores colaboradores no Comércio do Funchal (muitas vezes apelidado de ), nomeadamente Vicente Jorge Silva, José Manuel Barroso, Vítor Rosado e Ricardo França Jardim.     


Será com muito gosto que a Comissão Organizadora, o UMa-CIERL e os parceiros institucionais que ao nosso centro se juntaram na organização desta iniciativa acolherão a sua/vossa presença, nesta primeira edição dos Colóquios Internacionais INSULA, encontros que se prevê venham a ter lugar até 2020, com uma periodicidade anual.

A Comissão Organizadora

Anexos:
- Convite
- Cartaz Provisório
- Programa 
- Cartaz
- Exposição
- Patrocinadores
- Convite - Estilo


Com os melhores cumprimentos,

A Assessoria para a Formação da EB23 Caniço
Bertina Mendonça e Fátima Pereira

Sem comentários:

Enviar um comentário