Acreditada pela Ordem dos Psicólogos (OPP).
CERTIFICAÇÃO: DGERT / Sociedade Portuguesa de Ciências Psicológicas e do Comportamento Desviante.
DESTINATÁRIOS: Todos os profissionais que intervêm na área da Deficiência Intelectual, com preferência para aqueles cuja formação se enquadra num dos módulos que constituem o curso. A aceitação de profissionais noutras áreas do conhecimento ficará sujeita à apreciação curricular da Coordenação Científica. Alunos finalistas de Licenciatura nas áreas mencionadas.
INSCRIÇÕES PIONEIRAS: 18% de Desconto nas propinas: Porto: até 07-09-2016 / Lisboa: até 15-09-2016
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PLANO CURRICULAR
1º Módulo (8 horas):
- Introdução, Enquadramento, e Conceitos Fundamentais
1. Contexto da Pós-Graduação; Enquadramento e importância atuais das temáticas do Curso
2. Definições e Conceitos: Deficiência Intelectual (DI), Dificuldades Intelectuais e do Desenvolvimento (DID), Doença Mental, Diagnóstico Duplo, Necessidades Educativas Especiais
3. Epidemiologia: Prevalência da DI, Prevalência de doença em DI; Principais situações de doença na DI
4. Organização de Serviços em PDI e NEE (x1/2): Modelo social, escolar, de saúde, e modelos integrados
5. “Comportamentos Que Colocam Desafios”: O comportamento como ato comunicacional, e a importância de oferecer um “feed-back” adequado
2º Módulo (8 horas):
- Neurodesenvolvimento; Etiologia da DI
3º Módulo (8 horas):
- “Diagnóstico Duplo” em Deficiência Intelectual e Principais Situações de Doença
1. Perturbações pedopsiquiátricas ao longo do desenvolvimento – breve apresentação
2. Co-morbilidades / perturbações pedopsiquiátricas associadas:
a) Perturbações do comportamento
b) Perturbações da ansiedade
c) Perturbações do humor
d) Perturbações psicóticas
3. Especificidade da apresentação clínica das comorbilidades na pessoa com PDI
4. Evolução e prognóstico
5. PDI e crises (agitação psicomotora, regressões de competências adquiridas, PDI no Serviço de Urgência)
6. PDI e transições ao longo do desenvolvimento
6. O impacto da PDI na família (pais, filhos e fratrias)
7. A PDI na escola, nas Instituições, na Comunidade - Que desafios? Que respostas?
8. Questões éticas
4º Módulo (8 horas):
- A intervenção da Terapia Ocupacional em DI e NEE’s
1. Terapia Ocupacional, definição e âmbito de atuação
2. A Perspetiva do Terapeuta Ocupacional sobre a Deficiência Intelectual
3. Abordagem de acordo com as diferentes faixas etárias e contextos:
a) Crianças e jovens, em contexto familiar;
b) Crianças e jovens, em contexto institucional;
c) Adultos em contexto familiar;
d) Adultos em contexto Institucional
4. Modelo de Desempenho Ocupacional
a) Métodos adjuvantes;
b) Atividades Capacitantes;
c) Atividades Intencionais;
d) Desempenho Ocupacional dos papéis
5. Questões. Conclusão do módulo
5º Módulo (8 horas):
- A intervenção da Fisioterapia em DI e NEE’s
1. Fisioterapia:
a. Definição;
b. Princípios orientadores da prática;
c. Características dos objetivos de intervenção em DI e NEE's.
2. Modelos conceptuais de:
a. Incapacidade;
b. Funcionalidade;
c. Qualidade de Vida.
3. Dimensões da funcionalidade:
a. Funções e estruturas do corpo;
b. Atividades e participação;
c. Fatores Ambientais;
4. Metodologias e técnicas de intervenção da Fisioterapia em DI e NEE's.
5. Questões e conclusões.
6º Módulo (8 horas):
- A intervenção da Terapia da Fala em DI e NEE’s - Comunicação e DI
1. Comunicação/linguagem/fala- Clarificação de conceitos - Capacidades e competências subjacentes à comunicação.
2. Desenvolvimento das capacidades comunicativas verbal e não-verbal – intenções e formas comunicativas.
3. O uso das intenções e formas comunicativas na DI.
4. Sinais precoces de alerta.
5. Instrumentos de avaliação das perturbações da comunicação e linguagem.
6. A importância do diagnóstico – objetivos da intervenção do terapeuta da fala.
7. Estratégias de intervenção em crianças e adultos.
7º Módulo (8 horas):
- A intervenção da Psicomotricidade em DI e NEE’s
1. As competências psicomotoras e o comportamento adaptativo na DI e NEE’s
2. Abordagem às áreas de avaliação psicomotora
3. Metodologias de intervenção psicomotora
4. Casos práticos
8º Módulo (8 horas):
- Intervenção Médica e Intervenção de Enfermagem
– Aspetos práticos da intervenção médica em Psiquiatria e Medicina Geral na DI.
1. A observação médica em DI
2. Boas Práticas na organização de uma consulta médica em DI
3. O papel do médico numa estrutura de reabilitação
4. Questões e conclusão
- A prática de enfermagem em DI: 3 exemplos de Metodologias de intervenção
1. Gestão de Caso (Case Management): o enfermeiro como parte de um contínuum colaborativo de recursos
2. Stepped Care: uma metodologia de cuidados ordenados.
3. O modelo de Terapeuta de Referência
4. Questões e conclusão
9º e 10º Módulo (16 horas):
- A intervenção em contexto escolar e a integração da criança com NEE’s
Parte I
O acolhimento da criança com Necessidades Educativas Especiais em contexto escolar.
- Identificar, avaliar, encaminhar a criança com NEE;
- O papel do professor na relação escola/família em prol do sucesso educativo;
- O professor titular de turma/ professor de educação especial e a equipa técnica;
- A importância da intervenção precoce na criança com DID
Parte II
Desenvolvimento curricular nas crianças com DID
- Conceito de currículo: do currículo comum ao currículo diferenciado;
- Inclusão: conceito e perspetivas;
- Flexibilização curricular nas crianças com NEE (elaboração dos documentos que acompanham o aluno com NEE);
- A diferenciação curricular e pedagógica em sala de aula;
- O desenvolvimento curricular numa perspetiva funcional.
11º Módulo (8 horas):
- A Intervenção do Serviço Social
1. Enquadramento legal da DI (Constituição, Código civil, Lei de Protecção de Crianças e jovens em risco, convenção dos direitos para a pessoa com deficiência)
2. Politica Social no Âmbito da Deficiência Intelectual (benefícios sociais, estruturas residenciais, apoio ao emprego, apoio ás famílias)
3. O papel do assistente social numa resposta institucional para pessoas com deficiência intelectual (mediador, promotor, cuidador)
4. Casos práticos. Questões e conclusão do módulo
12 e 13º Módulos (16 horas):
- A Intervenção da Psicologia
1. Avaliação psicológica na Deficiência Intelectual:
1.1. Conceito e objetivos da avaliação psicológica;
1.2. Metodologias e instrumentos de avaliação para os principais domínios a avaliar;
1.3. Apresentação e exploração de materiais de avaliação;
1.4. Análise de protocolos de avaliação psicológica.
2. Intervenção psicológica na Deficiência Intelectual:
2.1. Metodologias e técnicas de intervenção, individual e em grupo;
2.2. O papel do psicólogo na intervenção interdisciplinar.
3. Outras intervenções, abordagem centrada no ciclo de vida:
3.1. Infância e adolescência – apoio ao percurso educativo e transição para a vida adulta;
3.2. Idade adulta – apoio a processos de integração residencial, ocupacional e profissional.
4. Discussão de casos práticos.
14º Módulo (8 Horas):
Discussão de Casos Práticos
1. Discussão partilhada de situações práticas apresentadas pelos formandos, numa perspectiva integradora de todos os módulos ministrados.
2. Avaliação e Conclusão do curso.
CORPO DOCENTE
PROFESSOR CATEDRÁTICO ALEXANDRE CASTRO CALDAS (UCP) - atual Diretor do Instituto de Ciências da Saúde, da Universidade Católica Portuguesa, foi, até Fevereiro de 2004, Professor Catedrático de Neurologia na Faculdade de Medicina de Lisboa e Director do Serviço de Neurologia do Hospital de Santa Maria em Lisboa. Fez a sua licenciatura e o seu doutoramento na Faculdade de Medicina de Lisboa, onde iniciou a sua carreira em 1974. Foi responsável pelo Laboratório de Estudos de Linguagem até 1998 e organizou o Centro de Neurociências de Lisboa em 1990. As suas publicações científicas incluem dois livros de texto e mais de 100 artigos em revistas internacionais, tais como: Brain, Neurology, NeuroImage, Journal of Cognitive Neurosciences, JINS, e inúmeros capítulos em livros nacionais e internacionais. É membro de diversas sociedades internacionais e consultor de muitas revistas nacionais e estrangeiras. O seu principal interesse científico relaciona-se com as Neurociências Cognitivas e com as doenças do Movimento. Ao longo dos anos o seu trabalho tem sido reconhecido tendo recebido diversos prémios, de onde destacamos o Grande Prémio Medicina da Fundação Bial em 2002 e mais recentemente o Distinguished Career Award da International Neuropsychological Society, a que presidiu no ano 2000.
ENFERMEIRO PEDRO MORGADO AMARO - Curso de Enfermagem da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Portalegre (ESSP); Exerce funções como Enfermeiro no Centro de Recuperação de Menores D. Manuel Trindade Salgueiro (CRM) desde 2001; Neste contexto: - Exerce funções assistenciais; - Coordena, em conjunto com outros elementos da equipa técnica, o Plano de Formação do CRM; - Orienta estágios de alunos de enfermagem da ESSP; - Desenvolve actividades de gestão / coordenação de serviço; - É elemento da equipa responsável pela implementação e coordenação do Sistema de Gestão da Qualidade do CRM. Mestrando do Mestrado de Saúde Mental da Escola Superior de Saúde da Universidade de Évora.
PROFESSORA ISABEL CANDEIAS VAZ - Professora de Educação Especial, com formação inicial de professores na Licenciatura em professores do Ensino Básico – 1º Ciclo pela Escola Superior de Educação de Portalegre, com posterior Pós-Graduação e Mestrado em Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor, pela escola superior de Educação de Castelo Branco. Exerceu atividade docente em várias escolas do país, enquanto professora de ensino regular e de Educação especial. Assumiu a coordenação de escola durante dois anos letivos. Exerceu ainda docência domiciliária a crianças com impedimento clínico de frequência escolar. Faz parte da Equipa de supervisores de matemática do GAVE (Gabinete de avaliação educacional) onde exerceu papel de supervisora durante seis anos.
Apresentou o estudo de caso da sua defesa de tese no seminário Nós e Laços promovido pela PIN-ANDEE e publicou o artigo científico O SOFTWARE MAGICKEYBOARD E A COMUNICAÇÃO NA SÍNDROME DE RETT: UM ESTUDO DE CASO o qual foi apresentado no Congreso Ibérico Internacional en Innovación Educativa con TIC. ieTIC2013 e no CISTI'2013 - 8ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, realizada no ISEGI da Universidade Nova de Lisboa. Exerce funções desde 2011 na Escola de Educação Especial do Centro de Recuperação de menores de Assumar.
MESTRE CARLA PEREIRA - Bacharelato em Fisioterapia - Escola Superior de saúde de Alcoitão; Licenciatura em Fisioterapia - Instituto Politécnico de Lisboa – Escola superior de Tecnologias da Saúde; Mestrado em Gestão de Serviços de saúde - Instituto Universitário de Lisboa – ISCTE; Pós- Graduação em Neuro-desenvolvimento - Universidade Nova de Lisboa – Faculdade de Medicina de Lisboa; Fase curricular do doutoramento em Saúde Publica - Universidade Nova de Lisboa – Escola Nacional de Saúde Publica; Atribuição do Título de Especialista em Fisioterapia - Instituto politécnico de Castelo Branco;. Instituto politécnico de Coimbra e Instituto politécnico de Leiria; Fisioterapeuta responsável por todos os serviços de Fisioterapia prestados em 2 colégios de ensino especial no distrito de Setúbal, designados “ Rumo ao Sucesso”, de 1996 a 1998; Centro de reabilitação de paralisia cerebral, Calouste Gulbenkian, Contexto equipa multidisciplinar, entre 1998 e 1999; HOSPITAL PEDIÁTRICO D. ESTEFANIA, Grupo Hospitalar Lisboa Central Fisioterapeuta responsável por os cuidados de Fisioterapia realizados em contexto de equipa multidisciplinar em diversas unidades hospitalares e móvel de apoio domiciliário, desde 1999; De 2002 a 2010: Docente convidada e Orientadora clínica da Escola Superior de Saúde de Alcoitão. Desde 2004 – Professora Assistente convidada na Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias - Instituto Politécnico de Castelo Branco para lecionar o módulo de neuro desenvolvimento e raciocínio clinico; Consultora da Direção Geral da Saúde desde 2004. Colaboradora em vários grupos de investigação, dos quais se destacam: Grupo de trabalho e reflexão sobre a operacionalização da CIF (OMS) – DGS ( 2004 – 2006); Grupo de reflexão multidisciplinar, para proposta funcional do Hospital de Todos os Santos (2006-2007); Grupo de trabalho na Classificação Internacional de Funcionalidade – Associação Portuguesa de Fisioterapeutas (desde 2006); Investigadora do Observatório Português dos sistemas de saúde ( 2010 -2012); Investigadora do Centro de Investigação e estudos em Saúde Pública ( desde 2010); Grupo de trabalho permanente para a construção da tabela nacional de funcionalidade para as doenças crónicas – Direção Geral da Saúde(desde 2010); Autoras de diversas apresentações e artigos.
MESTRE GUIOMAR MARIA BRANQUINHO DOURADO TEIXEIRA - Curso de Terapêutica Ocupacional na Escola de Medicina de Reabilitação do Alcoitão, em Julho de 1987, Mestre em Terapia Ocupacional pela Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Porto, Pós-Graduação em Neurodesenvolvimento em Pediatria: do Diagnóstico à Intervenção pelo Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, foi Docente na Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Porto e na Escola Técnica dos Serviços de Saúde do Porto, acompanha regularmente estágios de alunos destas escolas. Publicou e apresentou cerca de uma dezena de trabalhos, e participa regularmente como participante e como formadora em diferentes formações específicas.
DRA. PATRÍCIA SANTOS – Licenciatura em Psicologia, área de pré-especialização em Avaliação, Aconselhamento e Reabilitação, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra; Pós-Graduação em Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica, com reconhecimento pela Sociedade Portuguesa de Neuropsicologia; Desde 2010, realiza consulta privada de Psicologia no Centro de Recuperação de Portalegre (CERPROS); Desde 2006, Psicóloga no Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus - Centro de Recuperação de Menores D. Manuel Trindade Salgueiro, Assumar-Monforte; 2012, Psicóloga na Unidade de Cuidados Continuados de Longa Duração e Manutenção de S.Tiago-Urra, Portalegre; Docente das aulas práticas da disciplina "Avaliação e Diagnóstico em Psicologia II" da licenciatura em Psicologia, na Universidade de Évora, em 2006; Psicóloga na Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação (ANEIS), núcleo de Portalegre, entre 2005 e 2008; Psicóloga no Agrupamento de Escolas Nº 1 de Portalegre, entre 2015 e 2006; Psicóloga na CerciPortalegre, de 2005 e 2006; Participou em vários projectos de investigação, dos quais se destacam: Colaboração no projeto de adaptação para a população portuguesa do Questionário de Qualidade de Vida (QOL-QQDV), da responsabilidade da Prof. Dr.ª Cristina Albuquerque (Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra), em 2009; Participação no projeto de aferição à população portuguesa da Escala de Inteligência de Wechsler para Adultos - Terceira Edição (WAIS-III), realizado pela CEGOC-TEA (Centro de Estudos de Gestão e Organização Científica - Técnicos Especialistas Associados, Lda), em 2006/2007; Participação da adaptação para a população portuguesa da Escala de Comportamento Adaptativo de Vineland - Versão Escolar, no âmbito do estágio curricular, em 2003/2004; Participação no estudo WISC-III e Deficiência Mental: Aplicações Estandardizada e Dinâmica, no âmbito do estágio curricular, em 2003/2004.
MESTRE ANA MORAIS - Psicomotricista na Casa de Saúde da Idanha (Irmãs Hospitaleiras); Formadora da Associação Portuguesa de Psicomotricidade e da empresa Red Apple; Ex-Membro da direção e responsável pela comissão de enquadramento profissional da Associação Portuguesa de Psicomotricidade; Ex-Membro da comissão profissão do Fórum Europeu de Psicomotricidade; Doutoranda em Motricidade Humana, FMH - Investigação: Perfil Psicomotor da Pessoa Idosa com e sem Demência; Mestre em Reabilitação Psicomotora, FMH - Investigação: Intervenção com Cuidadores da Pessoa com Demência; Pós-graduada em Gerontologia, Univ. Fernando Pessoa; Licenciada em Educação Especial e Reabilitação, FMH.
DR. JOÃO PAULO ALBUQUERQUE – Licenciado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa; Especialista em Psiquiatria e Saúde Mental desde 1997, com formação no hospital Júlio de Matos; Formação em Psicoterapia pela Sociedade Portuguesa de Psicoterapias Breves de Orientação Dinâmica (formação teórica e supervisão); Formação em Análise do Movimento. Curso de Análise do Movimento pelo Instituto Cary Rick (Áustria); Coordenador da Actividade de Dança Terapêutica no Hospital de Dia do Hospital Júlio de Matos entre 1992 e 1996; Assistente Hospitalar de Psiquiatria no Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital Dr. José M.ª Grande – Portalegre (DPSM) entre 1998 e 2008, onde, a par da actividade clínica base de consulta externa, apoio ao internamento de agudos e de evolução prolongada, e urgência psiquiátrica, desenvolve as seguintes actividades: orientação de grupo de psicoterapia semanal; consultadoria aos colegas de clínica geral e familiar dos Centros de Saúde do Distrito de Portalegre; supervisão aos técnicos do Gabinete Psicopedagógico do Instituto Politécnico de Portalegre; supervisão e acompanhamento de casos do “CAFAP – Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental”; apoio à Área de Atendimento Infanto-Juvenil do DPSM de Portalegre; Director Clínico do Centro de Recuperação D. Manuel Trindade Salgueiro, no Assumar – Monforte, desde 1998; Monitor de Anatomia na Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa em 19885/86 e 1986/87; Assistente de Anatomia e Fisiologia na Escola Superior de Enfermagem de Évora em 1990/91 e 1991/92; Assistente da disciplina de Patologia Psiquiátrica na Escola Superior de Saúde de Portalegre de 1996/1997 a 2000/2001; Formador na Pós-Graduação em “Estratégias e Intervenções em Situações de Crise e Emergência” da Escola Superior de Saúde de Portalegre; Personalidade Externa do Conselho de Representantes da Escola Superior de Educação de Portalegre desde 2009; Realiza formações regulares nas escolas e centros de saúde do Distrito de Portalegre desde 1998; Publicou artigos científicos vários na área da reabilitação e psiquiatria; Integrou a comissão organizadora de seis congressos de psiquiatria nacionais, e um de saúde escolar.
DRA. MARIA JOANA PITTA GROZ DIAS - Curso de Terapêutica da Fala da Escola de Reabilitação de Alcoitão
Complementa a formação com outras formações complementares, como o Curso de Fonética do MIT, Formação Vocal por François Combeau da associação ”Le Geste Vocal”, Curso de Expressão Dramática na ESBAL, Curso intensivo de Voz, Curso Teórico-Prático de Avaliação e Intervenção no Autismo, Curso de Formação de Docentes para a Área Pedagógica da Voz do CENDREV em 1998 pela Fundação Calouste Gulbenkian e ministrado pela Prof. Gudrum Kahle da Escola Superior de Música e Teatro de Rostock, Curso Básico de Analise de Movimento (método Cary Rick), Curso de Linguagem Makaton, Curso sobre Autismo e Comunicação.
Foi docente e monitora de estágios no Curso de Terapêutica da Fala da Escola Superior de Saúde de Alcoitão leccionando as disciplinas “Patologia e Terapêutica da Comunicação Verbal nas Perturbações Periféricas”, “ Fonética e Fonologia” , e a Teoria e a Técnica Miofuncional aplicada à Terapêutica da Fala na Escola de Alcoitão. Foi ainda docente na cadeira de Ortodontia no Curso de Medicina Dentária da Escola Superior de Medicina Dentária de Lisboa, e docente de Fonação e Articulação na Escola Superior de Formação Teatral do CENDREV. A sua actividade docente fundamentou-se na investigação realizada em Linguística e Técnica Miofuncional na Universidade de Lisboa, Universidade de Estocolmo, e Universidade de Copenhaga.
Desenvolveu múltiplos ateliers na área da voz e comunicação: “ Movimento e Voz”, “Abordagem Miofuncional da Articulação”, “Descobrir a Voz, “A Comunicação Total”.
DRA. MARIA PAULA BRAVO - -Curso de Terapêutica da Fala pela Escola de Reabilitação do Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão em 1977. Formação sobre Programa de Linguagem do Vocabulário Makaton, em Intervenção Precoce, nomeadamente no Programa Portage – Programa para Pais – e posteriormente numa linha de Abordagem Centrada na Família, no âmbito da autismo e programa TEACCH, e no Autismo e Modelo DIR– Floor-time. Trabalho de Investigação – Monografia – subordinada ao tema – “Intenções e Formas Comunicativas usadas por crianças não-verbais com Perturbação Pervasiva do Desenvolvimento” ( Espectro Autista). Formadora desde 1980 em acções de formação no âmbito da Intervenção Precoce , do Programa de Linguagem do Vocabulário MAkATON, do Autismo e Programa TEACCH, do Autismo e Modelo DIR- Floor-time, e da Comunicação e Linguagem, destinadas a técnicos de diferentes áreas profissionais da saúde e educação. Foi professora na disciplina “Cuidados Primários de Saúde em Terapia da
Fala” - Módulo: Intervenção Precoce do 4ºano do curso de terapia da Fala da Escola Superior de Saúde de Faro entre 2005 e 2010. Publicou a apresentou diversos trabalhos associados aos temas que leciona regularmente.
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