segunda-feira, 19 de junho de 2017

ÚLTIMOS DIAS - Incrições Curso Breve HERBERTO HELDER EM DIÁLOGO - Prof.ª Doutora Ana Cristina Joaquim (USP - Brasil)
 

Somos a divulgar o curso breve dedicado ao estudo da obra de Herberto Helder, desta vez colocado em diálogo com autores contemporâneos brasileiros, e que será orientado por Ana Cristina Joaquim, Doutorada em Literatura Portuguesa pela Universidade de São Paulo, Brasil.



HERBERTO HELDER EM DIÁLOGO é um curso promovido no âmbito do Ciclo HERBERTO HELDER | Retrato em Movimento, pelo UMa-CIERL, através do núcleo de Estudos Herberto Helder da Linha de Investigação K I N E S I S, em parceria com a PORTA 33.

Na sequência das várias sessões do Ciclo HERBERTO HELDER | Retrato em Movimento, o cursoHERBERTO HELDER EM DIÁLOGO terá lugar em horário pós-laboral e as sessões decorrerão na PORTA 33.



.....................................



Curso livre orientado por Ana Cristina Joaquim: “HERBERTO HELDER EM DIÁLOGO”

Curso em processo de validação pela Secretaria Regional da Educação (25 horas)

Frequência no valor de 20 euros mediante inscrição prévia, com comprovativo de pagamento, para o e-mail: estudos.herberto.helder@mail.uma.pt

Pagamento por transferência bancária (Universidade da Madeira): PT50 0033 0000 00008562288 05

Capacidade máxima do curso: 30 inscrições

Sinopse: Partindo-se de uma obra que se apresenta na contramão de qualquer investida comunitária — “A poesia é feita contra todos, e por um só; de cada vez, um e só” (Photomaton & Vox) — trata-se de explorar as possibilidades dialógicas e considerar as tensões que permeiam esse universo criativo em relação às manifestações culturais vigentes. Num primeiro momento, importa contextualizar a actividade criativa de Herberto Helder, tendo em conta os diálogos que manteve com os seus pares, bem como a relação que estabeleceu com os grupos literários do seu tempo, com foco na sua passagem pela Poesia Experimental, nas actividades do Café Gelo, na crítica que dirige ao neo-realismo e contra o surrealismo enquanto escola literária. Num segundo momento, trata-se de fazer uma apresentação das directrizes poéticas explicitadas pelo autor, com o objectivo de perscrutar a noção de autoria — indissociável da noção de obra —, para, a partir de uma noção de subjectividade lírica expandida, pensar outras formas de diálogo. Trata-se, ainda, como extensão da actividade crítica, de propor diálogos entre algumas características presentes na poesia de Herberto e na poesia de dois autores brasileiros seus contemporâneos: Roberto Piva (1937-2010) e Hilda Hilst (1930-2004). Por fim, trata-se de sondar o diálogo directo proposto pelo poeta Marcelo Ariel (1968) com Herberto Helder. É ainda objectivo do curso, mediante a oferta de ferramentas de leitura, exercitar as possibilidades dialógicas, críticas e criativas dos formandos através de dinâmicas de actividade em formato de workshop.


+ info aqui


A Coordenação do UMa-CIERL e a Coordenação da Linha de Investigação K I N E S I S





Com os melhores cumprimentos,

A Assessoria para a Formação da EB23 Caniço
Bertina Mendonça e Fátima Pereira

Sem comentários:

Enviar um comentário