quarta-feira, 6 de dezembro de 2017



O CÉREBRO VAI À ESCOLA: Neurociências e inclusão
Dia 10 de Fevereiro de 2018, entre as 10.30h e as 17.30h- Hotel Orquídea (Funchal)




Somos a divulgar a visita do projeto de formação em neuroeducação O CÉREBRO VAI À ESCOLA ao Funchal!

Desta vez com um tema inédito do projeto: Neurociências e inclusão.

Decorrerá no sábado dia 10 de Fevereiro, entre as 10h30 e as 17h30, no Hotel Orquídea, no Funchal.


As inscrições antecipadas (até 15 de Dezembro) têm um custo reduzido.




FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO: 
https://goo.gl/forms/yZIg9dmW6v2asNz73

Fundamentação:
O campo da neuroeducação pretende promover o cruzamento das áreas da educação, psicologia e neurociências, focando um objetivo comum: promover melhores aprendizagens. A investigação recente tem trazido novas informações, úteis na compreensão da forma como as aprendizagens organizam e reconhecem as estruturas cerebrais. O conhecimento mais aprofundado do funcionamento do cérebro permite, a todos aqueles que contribuem para a educação de crianças e jovens, um melhor domínio na identificação, compreensão e construção de estratégias que estimulem a aprendizagem e promovam o potencial de cada indivíduo.

Objetivos:
- Conhecer e identificar os diversos estilos preferenciais de aprendizagem
- Caracterizar as facilidades e desafios de cada estilo de aprendizagem
- Definir estratégias para um Desenho Universal para a Aprendizagem: meios de envolvimento, meios de representação e meios e de ação/expressão

Conteúdos:
- Perspetivas da neuroeducação
- Neuroplasticidade
- Os 3 estilos preferenciais de aprendizagem- facilidades e desafios
- Associação dos diferentes estilos de aprendizagem às propostas de atividades nas áreas da leitura/escrita, cálculo/resolução de problemas, etc.
-Desenho Universal para a Aprendizagem: redes de reconhecimento, redes de estratégia e redes afetivas- exemplos práticos

Metodologia:
Apresentação dos fundamentos científicos, com base na neuropsicologia, propondo reflexão, partilha de boas práticas e construção/planeamento de ferramentas e estratégias educativas que apliquem os conceitos apreendidos. 
Pretende-se criar momentos ativos e colaborativos.

Formadora:
Mónica Lemos, psicóloga clínica, com experiência de intervenção em contexto clínico e escolar. Mestre em Psicologia da Educação. Pós-graduada em Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica, em Neuropsicologia de Intervenção e Neuropsicologia Pediátrica, pela Sociedade Portuguesa de Neuropsicologia. Formadora certificada pelo Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua e pelo IEFP. Especialista em Psicologia da Educação e Psicologia Clinica e da Saúde, com espcialidades avançadas em Neuropsicologia, Educação Especial e Intervenção Precoce pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Comunicações/formações em escolas e em regime privado em temáticas na área da neuroeducação. Membro da International Mind, Brain and Education Society. 
Atualmente coordena a equipa multidisciplinar do Gabinete de Psicopedagogia de um estabelecimento de ensino. Exerce clínica privada. Supervisiona estágios académicos e profissionais na área da psicologia da educação.




 Anexo:





Com os melhores cumprimentos,

A Assessoria para a Formação da EB23 Caniço
Bertina Mendonça e Fátima Pereira

Sem comentários:

Enviar um comentário