quarta-feira, 29 de novembro de 2017


Revista dependências Outubro 2017















Descrição: Imagem removida pelo remetente.

Em entrevista a Dependências, Fernando Araújo, Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, faz depender a rapidez da decisão quanto à futura orgânica do SICAD e consequente enquadramento dos profissionais dos CRI da celeridade da apresentação de uma proposta por parte do grupo de trabalho que está a aprofundar o processo de alterações ao modelo organizacional do SICAD.


Descrição: Imagem removida pelo remetente.

Como todos sabem, a conferência é organizada em torno de quatro temas gerais: a ciência fala com a política e a política fala com a ciência; Compreender as adições; da evidência à ação; e Horizontes da Adição. Estou convencido de que os temas selecionados fornecerão o conhecimento científico mais recente nestes campos e explorarão os desafios relacionados as drogas ilícitas, álcool, tabaco, jogos a dinheiro, internet e outros comportamentos aditivos. A importância de conectar ciência e política é um aspecto muito valioso que acabou de ser destacado nas nossas sessões inaugurais.


Descrição: Imagem removida pelo remetente.

  ...Tivemos um cuidado suplementar para dedicar alguma atenção não só às novas substâncias psicoativas e ao que vai acontecendo, em especial nos países da América do Norte, em termos de “políticas”, nomeadamente às legalizações, procurando que fosse exposto o novo conhecimento que já existe sobre a matéria ou as suas áreas lacunares. Depois, tentámos que as várias áreas, nomeadamente a internet e o jogo, que têm estado menos em discussão, tivessem um pouco mais de representatividade


Descrição: Imagem removida pelo remetente.

“Na Europa, temos algo único no mundo há 20 anos: a abordagem equilibrada entre a redução da oferta e a redução da procura e o enfoque desde a perspetiva da saúde pública e Portugal é um país que dá claramente o exemplo a esse nível”


Descrição: Imagem removida pelo remetente.

... esta foi para mim uma experiência marcante. Nunca me tinham desafiado para me envolver num projeto destes, em relação ao qual a única competência que sentia que tinha era a de não ter ideias pré concebidas e ter muita experiência de juntar pessoas de domínios de conhecimento muito diferentes, algo que sempre gostei de fazer.


Descrição: Imagem removida pelo remetente.

Sim, a complexidade do programa acompanhou também este crescimento do número de participantes. Digamos que o programa foi mais complexo de montar, contemplando sessões muito diferentes entre si, algumas das quais muito grandes e que atraem muita gente e outras que resultam em painéis de discussão ou workshops, destinadas a pequenos grupos.


Descrição: Imagem removida pelo remetente.

“La dependencia de drogas es una enfermedad crónica y recurrente, va siendo tiempo de tomárnoslo en serio”


Descrição: Imagem removida pelo remetente.

“Ao escolhermos participar numa sessão, perdemos outras mas, efetivamente, têm sido abordados temas muito amplos, tendo crescido substancialmente desde a última realização, há dois anos”


Descrição: Imagem removida pelo remetente.

“Las tres medidas básicas para abordar el problema del alcohol es incidir sobre el precio, sobre la accesibilidad y prohibir el marketing”


Descrição: Imagem removida pelo remetente.

 En Perú la substancia más preocupante como en casi todos los países del mundo es la marihuana obviamente, sin embargo, en Perú tenemos también consumo de drogas cocaínicas. También la pasta básica de cocaína que es el “Basuco” o “Paco” como se conoce en Argentina, y esta tiene un poder adictivo mucho mayor porque se consume fumada y la vía de ingreso al organismo hace que esta dependencia se genere con más rapidez.



Com os melhores cumprimentos,

A Assessoria para a Formação da EB23 Caniço
Bertina Mendonça e Fátima Pereira

Sem comentários:

Enviar um comentário